Fungos

A Doença de Jorge Lobo
A lacaziose ou doença de Jorge Lobo é uma micose de evolução crônica, causada pelo fungo Lacazia loboi, ainda pouco conhecido pela ciência. Os sintomas da doença, que é restrita à região Amazônica.Ocorre em especial em homem lavrador (10 homens:1 mulher).  

Quadro Clínico
Manifesta-se por lesões queloidiformes, nodulores, verrucosas, infiltrativas, ulceradas gomosas, entre outras. São geralmente assimétricas e circunscritas a uma região. Os locais mais afetados são os pavilhões auriculares, membros inferiores e superiores. Quando acometidos, os gânglios mostram-se duros e sem flutuação.

Diagnóstico
Para diagnosticar a afecção, procede-se ao exame direto do material da lesão, que revela parasitas abundantes, bem como a histopatologia, que mostra histiócitos espumosos com riqueza de parasitas. Esses se evidenciam por serem fungos arredondados, com membrana de duplo contorno e reprodução por brotamento simples ou múltiplo. O Paracoccidioides loboi não cresce em cultura. 

  
Tratamento
Podem-se utilizar cirúrgico reparadora, a clofazimina (Ação Antiflámatoria) e a 5-fluorocitosina, com resultados nem sempre eficientes.

Curiosidades:
Em 1931, em Recife, o dermatologista Jorge Lobo descreveu o primeiro caso da micose, em um paciente de 52 anos que exercia atividades extrativistas nos seringais da Amazônia e apresentava os sintomas da doença havia 19 anos.
Cerca de 90% dos casos incidem em pessoas com atividades florestais (seringueiros, agricultores, garimpeiros, caçadores, mateiros) e que os homens estão mais expostos à lacaziose. Segundo o imunologista Jorge Pereira da Silva, professor da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Pará - UFPA, a forma de contágio é o traumatismo com um vegetal ou animal que seja portador do fungo causador da doença.  Também foram registrados casos da micose em golfinhos do gênero Tursiops e em primatas do gênero.

0 comentários:

Postar um comentário